domingo, 28 de dezembro de 2008

Sentidos da Responsabilidade

Sinopse histórica da ideia de responsabilidade (significação etimológico – conceptual).
O conceito de «responsabilidade» é de origem juridica (Século XVIII);
Porém a ideia de uma responsabilidade moral é tão remota quanto a inquietação do homem sobre as modalidades do seu agir, sobre o sentido da sua acção voluntária.
Liberdade e Responsabilidade
A tematização da responsabilidade só se tornou possivel na sequência da tematização da liberdade, o que justifica não apenas o sentido mais comum da responsabilidade como imputabilidade, mas também a indissociabilidade das duas realidades, sendo a responsabilidade uma implicação irreprimível da liberdade.
A tematização contemporânea e ainda recente, da responsabilidade moral rompe parcialmente com esta indissociabilidade, sugerindo mesmo a anterioridade da responsabilidade em relação à liberdade, enunciando decisivamente um sentido inédito de responsabilidade: o de resposta a um apelo.
Do imperativo do poder para o imperativo do dever
O deslocamento da ênfase da liberdade a a responsabilidade é bem protagonizado pela bioética cujo surgimento assinala o deslocamento, paralelo, da ênfase do poder para o dever.
Os novos poderes (ou acerca de Prometeu desagrilhoado).Foram os avanços biotécnológicos que, de modo impar, revestiram o homem de novos poderes, inclusivé do poder inédito de criar vida (através de engenharia genética).
Os novos deveres (ou acerca da dimensão ética do homem). Para além da questão «o que posso fazer?» ganha destaque a questão «o que devo fazer» (o sentido do dever tem-se exprimido sob diferentes modalidades: imposição de limites, elaboração de regras, formação da consciência.
 
Add to Technorati Favorites Bookmark and Share Documents